sexta-feira, 22 de maio de 2009

TECNOLOGIA

Educação e Tecnologia

Texto crítico enfatizado na relação que se trata de uma nova geração de educadores que estão interligados as tecnologias de comunicação e tudo que se trata de tecnologia na vida humana.
O mundo está se transformando, novas descobertas acontecem e a distância entre o presente e o futuro se torna cada vez menor. A Tecnologia não é responsável por toda a transformação cultural que ela impulsiona. A mudança tecnológica apenas cria novos espaços de possibilidades a serem então explorados, no caso das novas tecnologias da informática seria rede de computadores, processamento de linguagem, inteligência artificial e outros.
O educador precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo-ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz e sábia dentro das possibilidades de acompanhar o educando. A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades.
A tecnologia tem facilitado de forma rápida com menor esforço para que o indivíduo se atualize com praticidade. Pode-se dizer que existem vantagens e desvantagens que a tecnologia trás para sociedade:
A principal vantagem é refletida na produção industrial que a tecnologia torna a produção mais rápida e maior, também para pesquisas favorecidas. As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. Conta-se também o uso inadequado das pessoas, a exemplo: crianças e adolescentes que navegam em internet e acabam sendo vitimas de varios tipos de coisas irrelevantes, tais como: jogos violentos, pedofilia e outros tipos de meios inadequados para menores.