sexta-feira, 22 de maio de 2009

TECNOLOGIA

Educação e Tecnologia

Texto crítico enfatizado na relação que se trata de uma nova geração de educadores que estão interligados as tecnologias de comunicação e tudo que se trata de tecnologia na vida humana.
O mundo está se transformando, novas descobertas acontecem e a distância entre o presente e o futuro se torna cada vez menor. A Tecnologia não é responsável por toda a transformação cultural que ela impulsiona. A mudança tecnológica apenas cria novos espaços de possibilidades a serem então explorados, no caso das novas tecnologias da informática seria rede de computadores, processamento de linguagem, inteligência artificial e outros.
O educador precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo-ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz e sábia dentro das possibilidades de acompanhar o educando. A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades.
A tecnologia tem facilitado de forma rápida com menor esforço para que o indivíduo se atualize com praticidade. Pode-se dizer que existem vantagens e desvantagens que a tecnologia trás para sociedade:
A principal vantagem é refletida na produção industrial que a tecnologia torna a produção mais rápida e maior, também para pesquisas favorecidas. As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. Conta-se também o uso inadequado das pessoas, a exemplo: crianças e adolescentes que navegam em internet e acabam sendo vitimas de varios tipos de coisas irrelevantes, tais como: jogos violentos, pedofilia e outros tipos de meios inadequados para menores.

7 comentários:

  1. OLÁ ALINE, TUDO BEM? OLHA GOSTEI MUITO DO SEU TEXTO, POIS ESTA BEM COMPLEXO E BEM EXPLORATIVO DENTRO DESSA NOVA ERA DA TECNOLOGIA.
    VC FALOU DO VALOR OFERECIDO PELA TECNOLOGIA E TAMBÉM DAS SUA COMSEQUÊNCIAS, PONTOS PARA NÓS REFLETÍRMOS E REPENSSÁRMOS QUANDO ESTAMOS FAZENDO EDUCAÇAO.

    ResponderExcluir
  2. O problema é que muitos professores ainda não deram conta de absorver estas "novidades" e passá-las para seus alunos!!! Jack.

    ResponderExcluir
  3. Aline,seu texto ficou ótimo,e desse modo proveitoso tbm para nossa formação.
    sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!!
    concordo quando voce diz que" o educador precisa acompanhar a evoluçao tecologica" pois, nem sempre essas novidades tecnologicas contribuem para o crescimento das pessoas , ao contrario muitas vezes são intrumentos de alienaçao.

    ResponderExcluir
  5. Cabe a nós educadores apresentar aos alunos como a tecnologia pode ser uma boa ferramenta de conhecimento. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Aline! A tecnologia tem facilitado com praticidade a atualização das pessoas mas, tem sido uma faca de dois gumes, que de um lado, bem usada pode ser uma ótima ferramenta na educação , por outro pode prejudicar a muitos pelo uso inadequado.

    ResponderExcluir